Viajar de ônibus com amigos e familiares, pode ser uma excelente opção de programa turístico de baixo custo, com conforto e excelente opções de laser e descanso. Em trajetos curtos com duração de até 6 horas de deslocamento é possível visitar locais e atrações que satisfazem aquela vontade de sair da rotina.

Se tomarmos Campinas – SP como ponto de partida é possível visitar todos os pontos turísticos do Estado e ainda acessar praias paradisíacas, montanhas, cachoeiras, locais históricos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

 

Viajar de ônibus com amigos e familiares, algumas etapas

Preparação:

A partir da disposição do grupo para fazer a viagem algumas dicas são importantes:

  • O número ideal de integrantes para viagens de ônibus em grupos é no mínimo 35  e no máximo 50 pessoas;
  • Solicitar auxílio de uma Agência de Viagens e Ecoturismo credenciada e com guias treinados e autorizados;
  • Quando o grupo é familiar, temos pessoas de todas as idades, por isso o local escolhido deve ter atrações e acomodação ideal para todos.

Organização

Acertado o número de pessoas e o local a ser visitado, a empresa ou Agência de Viagens e Ecoturismo  toma a frente para dar conta da organização do grupo. O grupo quando adere a um dos pacotes da Agência fica tudo mais fácil, pois todos os aspectos da viagem já estão acertados, cabendo apenas a adesão do grupo a determinado pacote. A comunicação constante entre Agência de Viagem e o grupo é fundamental para orientação do que é necessário levar, quantidade de bagagem, tipos de roupa e calçados adequados

Locais que estão fora do portfólio de pacotes da Agência levam um tempo maior para a organização e reserva de acomodações.

Pagamentos e Seguro Viagem

A partir da adesão dos integrantes do grupo a Agência passa a controlar os pagamentos, documentação necessária e contratação do seguro viagem e mantém comunicação com todos através de grupos no WhatsApp ou por telefone.

Locais de Partida e Chegada

No caso de grupos fechados onde um ônibus exclusivo é fretado, o grupo e a Agência podem combinar um local de saída, quando o grupo se integra a outros grupos e viajantes avulsos a Agência determina o ponto de partida e chegada. Nestes dois casos a pontualidade é muito importante, é necessária a chegada 30 minutos antes da partida para a conferência de documentação, bagagem e número de pessoas.