Duração

2 dias e 1 noite

Acomodações

Pousada

Público

Famílias e Grupos

Transporte

Ônibus Leito

Conservatória, Capital Mundial das Serestas

Conservatória é um distrito do Município de Valença no Estado do Rio de Janeiro, conhecida em todo o Brasil como a “Capital Nacional da Seresta“. Na história do distrito que hoje vive do turismo já  teve a economia focada no agronegócio, café e agropecuária. O distrito hoje tem cerca de 5000 habitantes, e todos os anos recebe mais de 2 mil turistas por semana. A voz dos seresteiros é a principal atração local. A maioria das casas, afixada na fachada, existe uma placa com o nome e a autoria de uma música, escolhida pelo próprio morador; os seresteiros, quando saem às ruas, passam de casa em casa, cantando defronte dela a música escolhida, no que são acompanhados pelos turistas. Numa de suas ruas principais, a Rua das Flores, fica a estátua de “Zé Borges”, o seresteiro que foi um dos maiores responsáveis pelo sucessos das serestas de Conservatória.

 

Na formação Administrativa de Valência que já teve 7 distritos, Rio Bonito um dos distritos de Valência viria a se chamar Conservatória. Pelo Decreto-lei Estadual n.º 392-A, de 31-03-1938, o distrito de Rio Bonito aparece com a denominação de Conservatória.

Pouco depois, pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.056, de 31-12-1943, o município de Valença passou a denominar-se Marquês de Valença. Sob o mesmo Decreto o distrito de Rio Preto passou a denominar-se Parapeúna e, ainda ,os distritos de Conservatória e Ipiabas deixam de pertencer ao município de Marquês de Valença, para serem anexados ao município de Barra do Piraí.

Por Ato das Disposições Constitucionais Transitórias deste Estado, promulgado em 20-06-1947, o município de Marquês de Valença adquiriu do município de Barra do Piraí o distrito de Conservatória.

E finalmente, Pela Lei Estadual n.º 3.972, de 22-07-1959, o município de Marquês de Valença voltou a denominar-se Valença.

Sobre nós

A Viajane é uma Agência de Ecoturismo que resgata os valores da História do Brasil e a preservação dos patrimônios naturais e culturais do nosso país.  As viagens são feitas em grupo com Ônibus leito e serviço de bordo, este formato aproxima as pessoas, promove amizades e o networking entre profissionais de várias áreas.

WhatsApp chat